segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Nos achando na Teia


Web 1.0:
- Foi a primeira geração de internet comercial. Seu grande trunfo era a quantidade de informações disponíveis.
- Seu conteúdo era pouco interativo, não era muito dinâmico.
- Era apenas um espaço de leitura
- O usuário era apenas um espectador da ação que se passava na página que ele visitava.

Web 2.0:

“Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.”
Tim O’Reilly – Outubro de 2004

- O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da internet, tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais.
- Sua essência é permitir que os usuários sejam mais do que espectadores.
- Os melhores sites são ferramentas para que os internautas gerem conteúdo, criem comunidades e interajam.
- Alguns, como o Wikipédia, possibilitam a construção coletiva do conhecimento.
- É difícil lidar com o excesso de informação inútil.
- “Beta Perpétuo”: acabaram-se os ciclos de lançamento de programas. Os programas são corrigidos, alterados e melhorados e tempo todo, e o usuário participa desse processo dando sugestões, apontando erros e aproveitando as melhorias constantes.

Web 1.0 X Web 2.0:
A internet era uma rede com muito conteúdo escrito, onde parecia um jornal impresso transportado para a tela de um computador. Alguém publicava e você lia. É com o surgimento da Web 2.0 que as pessoas passam a se tornarem protagonistas do espaço virtual, passando a produzir conteúdos. A grande popularização dos blogs, flogs, vlogs, e Mídias sociais, como também os sites de relacionamentos só são possíveis nessa nova Web. Ou seja, a grande diferença entre a Web 1.0 e a Web 2.0 é que o usuário deixa de ser um receptor de informações para assim participar dessa nova rede.



Redes Sociais:
Não há dúvidas que a internet facilitou as relações pessoais e o fluxo de informações entre redes de interesses comuns. Amigos se reencontraram com o advento do Orkut, que também ajudou na formação de novos grupos a partir de gostos similares, conectando pessoas e facilitando a comunicação entre elas através de perfis e fóruns de debate.
Estas interações possibilitaram a criação de redes sociais na internet, hoje impulsionadas por diversos sites e ferramentas exclusivos para este fim.
- O termo rede social refere-se a um processo de construção da relação entre um grupo de pessoas que possui um interesse comum.
- Esses sites ajudam as pessoas a construir a rede e as relações entre si, tais como as redes sociais  Facebook, MySpace, Twitter, Ortuk e etc.
- Os amigos são um dos principais indicadores de bem-estar na vida social das pessoas. Da mesma forma que outras áreas, a internet também inovou as maneiras de vivenciar as amizades. (extraído)

Questão do 2º dia do ENEM 2011 - Parte de Português

- As relações interpessoais passaram a ser tão virtuais e “distantes” que as pessoas perderam, muita das vezes, o contato físico. Tanto as amizades e até os relacionamentos sentem com essa nova fase da internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário