segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Crise de Identidade na Adolescência


Durante a adolescência o indivíduo desenvolve o pré-requisito de crescimento fisiológico, maturidade mental e responsabilidade social que o preparam para experimentar e ultrapassa a crise na adolescência.

DIAGRAMA DE ERIKSON: * Coordenada diagonal: as oito idades do homem; *Coordenada Vertical: as contribuições específicas dos quatro estágios da infância à crise de identidade na adolescência; *Coordenada horizontal: aspectos parciais da crise de identidade.

 Coordenada Vertical: Cada uma das quatro primeiras idades do ser humano tem grande influência sobre o homem e a sociedade e também sobre a crise de identidade da adolescência. O diagrama indica que as experiências da criança nos quatro primeiros estágios são determinantes e quando são muito perturbadoras podem gerar grandes danos bloqueando sua identidade, podendo entrar na adolescência preferindo o isolamento sentindo muitas dúvidas e inibição e se sentindo inútil.
A Coordenada Horizontal: A coordenada horizontal é a que merece mais atenção porque descreve a crise de identidade do adolescente e releva suas relações com todas as outras crises do ciclo vital humano. Um sentido seguro de identidade requer o sucesso na resolução de todos os sete conflitos parciais. O homem pode assim de desvincular de seu passado e se projetar para o futuro.

Embora o adolescente lute com muitos conflitos parciais ao mesmo tempo é útil que examinemos cada um deles separadamente:
1) Perspectiva Temporal versus Confusão Temporal
O primeiro conflito está relacionado ao empenho do adolescente para situar sua própria vida numa perspectiva temporal. O adolescente deve avaliar aquilo que ele se tornou e ponderar aquilo que ele gostaria de se tornar; deve ser capaz de, com base nas suas experiências passadas, saber onde quer ir e como chegar a seus objetivos. Como dentro de sua mente do jovem há inúmeras memórias, antecipações e possibilidades e ele deve estabelecer uma ponte entre o passado e o futuro, para Erikson é possível haver, neste contexto, uma confusão temporal.

2) Autocerteza versus Inibição
A assimilação do passado e o planejamento do futuro implicam algum grau de autoconfiança, o que marca essa segunda crise. O jovem desenvolve a Autocerteza, uma convicção interna, acredita assim que sua história te sentido e forma um todo integrado e está certo que irá atingir os seus objetivos na vida adulta e acha ser um ser autônomo. Mas pode ocorrer que ao avaliar as vantagens e desvantagens o adolescente se sinta dominado pela inibição.

3) Experimentação de papel Versus Fixação de papel.
O adolescente, quando em condições favoráveis, se depara com uma quantidade enorme de alternativas e possibilidades, assim, ele vai tentar descobrir para onde se dirigem suas preferências e talentos e definir o seu lugar na sociedade. É desejável que o adolescente tenha acesso ao maior número de possibilidades de escolha de papéis. O jovem confuso entre muitas possibilidades, ou limitado por ter poucas opções, pode experimentar um tipo de fixação de papel, onde o jovem prefere não superar os seus próprios recursos para formar um senso de identidade, se apegando assim a uma identificação total.

4) Aprendizagem Versus Paralisia Operacional
Uma das escolhas mais importantes a ser avaliada e testada durante a adolescência é a que se refere ao trabalho, esta escolha ocupacional indica a percepção de si próprio e de seu lugar na sociedade. Esta fase está relacionada com Diligência x Inferioridade [que pode gerar uma paralisia operacional], a sensação de capacitações e desempenhos, é o interesse do jovem pelo seu futuro profissional e suas competências, desenvolver as suas habilidades, e o sentido de produtividade e a exploração as suas aptidões. Paralisia operacional seria o adolescente não conseguir produzir e nem aprender por se sentir inferior mais demais.

5) Identidade x Confusão de Identidade
O jovem que realiza com sucesso um sentido de perspectiva temporal, autocerteza, experimentação de papel e aprendizagem esta ampliando as experiências vividas em todos os conflitos de crise de identidade, cada crise tem sua particularidade e sua importância porque representa uma versão preliminar das crises subseqüentes.

6) Polarização Sexual Versus Confusão Bissexual
A polarização sexual seria uma antecipação da crise seguinte (intimidade versus isolamento) que ocorre no início da idade adulta. O indivíduo busca definir o significado de ser homem e ser mulher na idade adulta e a representação dos papéis na sociedade. No curso de tentativas de escolher estas similaridades e diferenças entre os sexos e contando com a sua certeza na própria “masculinidade” e “feminilidade”, o adolescente pode começar a revelar um sentido de confusão bissexual e tornar-se inseguro, evitando assim a intimidade íntima ou ainda um contato sexual.
Erikson reconhece que é comum os adolescentes atravessarem períodos de “atividade genital promíscua”, “abstinência completa” ou “jogo sexual sem engajamento genital”, ele considera que estes períodos representam ajustamentos temporários que permitem ao adulto jovem estabelecer o equilíbrio em direção à intimidade do que ao isolamento.

7) Liderança e Sectarismo Versus Confusão de Autoridade
As expansões dos horizontes sociais do adolescente e sua participação numa sociedade mais ampla ajudam a determinar como ele enfrentará a crise da generatividade versus estagnação na meia idade, as experiências vividas até aqui desde sua ocupação e suas vivências no âmbito da sexualidade definiram seu lugar na sociedade e qual será sua contribuição para a mesma enquanto cidadão, membro de uma família e trabalhador. Ele aprende a tomar a responsabilidade de liderança no momento apropriado e a assumir uma atitude sectária quando necessário.
Com a ampliação de contatos sociais acontece a relação com diferentes pontos de vista exercidos por pessoas com as quais ele convive (patrão, namorada, escola, seus pais, amigos), podendo ocorrer impacto sobre ele experimentando a confusão de autoridade, portanto para solucionar este conflito é necessário comparar os valores divergentes ao seus e formular sua crença pessoal.

8) Comprometimento Ideológico Versus Confusão de Valores
O conflito parcial anterior está intimamente relacionado a este último. Aqui acontece o vínculo com a comunidade. A organização do passado com as experiências atuais em função do seu futuro faz com que o adolescente adquira o comprometimento ideológico. O adolescente deve acreditar que seus objetivos pessoais fazem parte de um contexto social e que encontrará o apoio necessário nessa sociedade ajudando-o na construção de sua ideologia pessoal permitindo ao jovem resolver todos os conflitos parciais da crise de identidade. Essa ideologia pessoal irá ajudá-lo a superar não só o senso de confusão de autoridade, mas também a evitar a confusão de valores.
Podemos perceber aqui que a resolução da última crise de desenvolvimento (integridade do ego versus desesperanças) é influenciada e prenunciada pelas escolhas e compromissos que são estabelecidos ao final da adolescência. A construção de um senso de identidade é um processo complexo, mas Erikson identificou uma virtude específica que se origina na adolescência: a busca da fidelidade. Os jovens, que buscam esse senso de identidade, retiram o que necessitam das gerações “mais velhas” – valores, crença – e colocam a “sua marca” sobre aquilo que assimilam. 

Fontes: Livro: "O adolescente em desenvolvimento"
        http://www.viamosaico.com.br/psicologia-do-desenvolvimento-e-da-aprendizagem-na-adolescencia-1

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