segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Psicologia Cognitiva: Percepção


   Psicologia Cognitiva: estuda a cognição, os processos mentais que estão por detrás do comportamento; a forma como a mente adquire o conhecimentoÉ como se o nosso cérebro fosse um computador, e para um computador funcionar bem ele precisa de softwares e programas, esses programas no caso do cérebro seriam os processos mentais, que influenciam diretamente no comportamento do cérebro.
   As teorias do processamento de informação, modelo defendido por Broadbent, têm como base noções como: entrada; representação; computação ou processamento e saídas.



   Percepção: é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais; Envolve os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos. É o processo de se tornar consciente de objetos, relacionamentos e eventos por meio dos sentidos, que inclui atividades como reconhecer, observar e discriminar.
   Na psicologia, o estudo da percepção é de extrema importância porque o comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade e não na realidade em si. Por este motivo, a percepção do mundo é diferente para cada um de nós, cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com os aspectos que têm especial importância para si própria.
   À medida que adquirimos novas informações, nossa percepção se altera. Diversos experimentos com percepção visual demonstram que é possível notar a mudança na percepção ao adquirir novas informações. As ilusões de óptica e alguns jogos se baseiam nesse fato. Algumas imagens ambíguas são exemplares ao permitir ver objetos diferentes de acordo com a interpretação que se faz. Em uma "imagem mutável", não é o estímulo visual que muda, mas apenas a interpretação que se faz desse estímulo.
Um pato ou um coelho?!
   Assim como um objeto pode dar margem a múltiplas percepções, também pode ocorrer de um objeto não gerar percepção nenhuma: Se o objeto percebido não tem embasamento na realidade de uma pessoa, ela pode, literalmente, não percebê-lo. 

Fatores que influenciam:
   O processo de percepção tem início com a atenção que é o processo que faz com que nós percebamos alguns elementos em desfavor de outros.Deste modo, são vários os fatores que influenciam a atenção e que se encontram agrupados em duas categorias: a dos fatores externos (próprios do meio ambiente) e a dos fatores internos (próprios do nosso organismo).
Fatores externos que influenciam a atenção: intensidade, contraste, movimento e incongruência.
Fatores internos que influenciam a atenção: motivação e experiência, força do hábito.

Princípios de Percepção:
Na percepção das formas, as teorias da percepção reconhecem quatro princípios básicos que a influenciam:
  • a tendência à estruturação ou princípio do fechamento - tendemos a organizar elementos que se encontram próximos uns dos outros ou que sejam semelhantes;
  • segregação figura-fundo - explica que percebemos mais facilmente as figuras bem definidas e salientes que se inscrevem em fundos indefinidos e mal contornados (por exemplo, um cálice branco pintado num fundo preto);
 Uma taça ou dois rostos?! 
Obs.: Não se consegue visualizar os objetos juntos, pois depende do referencial de fundo que você assume.
  • pregnância das formas ou boa forma - qualidade que determina a facilidade com que percebemos figuras bem formadas. Percebemos mais facilmente as formas simples, regulares, simétricas e equilibradas;
  • constância perceptiva - se traduz na estabilidade da percepção (os seres humanos possuem uma resistência acentuada à mudança).

Tipos de Percepção:
   O estudo da percepção distingue alguns tipos principais de percepção. Nos seres humanos, as formas mais desenvolvidas são a percepção visual e auditiva, pois durante muito tempo foram fundamentais à sobrevivência da espécie. As demais formas de percepção, como a olfativa, gustativa e tátil, embora não associadas às necessidades básicas, têm importante papel na afetividade e na reprodução.


Percepção visual

O triângulo de Kaniza demonstra o princípio do fechamento. Tendemos a ver um triângulo branco sobreposto à figura, como uma figura completa e fechada, embora ele só seja sugerido por falhas nas demais formas que compõem a figura.
A visão é a percepção de raios luminosos pelo sistema visual. Esta é a forma de percepção mais estudada pela psicologia da percepção. A maioria dos princípios gerais da percepção foram desenvolvidos a partir de teorias especificamente elaboradas para a percepção visual. Todos os princípios da percepção citados acima, embora possam ser extrapolados a outras formas de percepção, fazem muito mais sentido em relação à percepção visual. Por exemplo, o princípio do fechamento (ver figura ao lado) é melhor compreendido em relação a imagens do que a outras formas de percepção.
A percepção visual compreende, entre outras coisas: percepção de formas; relações espaciais, profundidade; Cores; Intensidade luminosa; Movimentos.


Percepção auditiva

A audição é a percepção de sons pelos ouvidos. Uma aplicação particularmente importante da percepção auditiva é a música. Em geral, ela possui estruturação, boa-forma, figura e fundo (representada pela melodia e acompanhamento) e os gêneros e formas musicais permitem estabelecer uma constância perceptiva, ou seja, os princípios gerais da percepção
Entre os fatores considerados no estudo da percepção auditiva estão: percepção de timbres; Alturas ou frequências; Intensidade sonora ou volume; Rítmica 

Percepção olfactiva

O olfacto é a percepção de odores pelo nariz. Este sentido é relativamente tênue nos humanos, mas é importante para a alimentação. A memória olfactiva também tem uma grande importância afetiva. A perfumaria e a enologia são aplicações dos conhecimentos de percepção olfactiva. Entre outros fatores a percepção olfactiva engloba: discriminação de odores; o alcance olfactivo.

Percepção gustativa
O paladar é o sentido de sabores pela língua. Embora seja um dos sentidos menos desenvolvidos nos humanos, o paladar é geralmente associado ao prazer e a sociedade contemporânea muitas vezes valoriza o paladar sobre os aspectos nutritivos dos alimentos. O principal fator desta modalidade de percepção é a discriminação de sabores.

Percepção tátil

Uma placa de sinalização em Braille
O tato é sentido pela pele em todo o corpo. Permite reconhecer a presença, forma e tamanho de objetos em contato com o corpo e também sua temperatura. 
O tato não é distribuído uniformemente pelo corpo. Os dedos da mão possuem uma discriminação muito maior que as demais partes, enquanto algumas partes são mais sensíveis ao calor. O tato tem papel importante na afetividade e no sexo. Entre os fatores presentes na percepção tátil estão: discriminação tátil, ou a capacidade de distinguir objetos de pequenos tamanhos; percepção de calor; da dor.

Fontes:
http://www.psicologiaprevitali.com.br/perfil.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_cognitiva
http://pt.wikipedia.org/wiki/Percep%C3%A7%C3%A3o
http://www.infoescola.com/psicologia/cognicao-percepcao-e-apercepcao/


Nenhum comentário:

Postar um comentário