Concreto (dos
7 aos 12 anos)
Durante este período, o
egocentrismo intelectual e social (incapacidade de se colocar no
ponto de vista de outros) que caracteriza a fase anterior dá lugar à
emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e
coordenar pontos de vista diferentes (próprios e de outrem ) e
de integrá-los de modo lógico e coerente, ou seja, as
crianças tornam-se capazes de cooperar, aceitando o ponto de vista
do outro e expondo seu ponto de vista. Surge uma necessidade de
conexão entre idéias e de justificação lógica.
A criança passar a ser capaz de
interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações
mentalmente e não mais apenas através de ações físicas típicas
da inteligência sensório-motor e passa a se lembrar mais das coisas
que já viu, aprendeu.
Não mais, se limita a uma representação imediata e desenvolver a
capacidade de representar uma ação no sentido inverso de uma
anterior. A capacidade de pensar simultaneamente o estado inicial e o
estado final de alguma transformação efetuada sobre os objetos, tal
reversibilidade será construída ao longo dos estágios operatório
concreto e formal.
Formal (12
anos em diante - adolescência)
O período das operações intelectuais abstratas, da formação da
personalidade e da inserção afetiva e intelectual na sociedade dos
adultos é também chamado de período operatório formal.
Por volta dos 11-12 anos ocorre uma transformação no pensamento da
criança que é a passagem do pensamento concreto para o formal que é
chamado de hipotético-dedutivo ou lógico-matemático, isto é,
capaz de deduzir as conclusões de puras hipóteses e não somente
através de uma observação real.
Neste período as operações lógicas começam a passar do plano da
manipulação concreta para o das idéias que são expressas em
qualquer linguagem (linguagem das palavras ou símbolos matemáticos,
etc.) sem o apoio da percepção, da experiência, nem mesmo da
crença.
A
criança começa a construir seus próprios valores morais adquirindo
sua própria autonomia. Ocorre ainda a transição para o modo adulto
de pensar e a capacidade de raciocínio lógico sobre hipóteses e
idéias abstratas. Como na outra fase também ocorre o egocentrismo.
Há diferenciação nítida entre o EU e o objeto.
Há diferenciação nítida entre o EU e o objeto.
Exemplo:
Se lhe pedem para analisar um provérbio como "de grão em grão, a galinha enche o papo", a criança trabalha com a lógica da idéia (metáfora) e não com a imagem de uma galinha comendo grãos.
Se lhe pedem para analisar um provérbio como "de grão em grão, a galinha enche o papo", a criança trabalha com a lógica da idéia (metáfora) e não com a imagem de uma galinha comendo grãos.
PIAGET, Jean. Seis
estudos de Psicologia.
http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm
http://www.pedagogiaespirita.org/escola_virtual/pedagogia/piaget/estagios.htm
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/pcn/pcns.aspx?cod=54
http://www.abrae.com.br/entrevistas/con_pia.htm
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